Serviços em saúde
Urologia, Ginecologia e Nutrição.
(51)99745.2282 (51) 3599.5403

Notícias

A diferença entre Menopausa e Climatério

A menopausa é o ciclo final da menstruação, ou seja, a última menstruação que uma mulher terá na vida. Ela acontece por volta dos 45 e 55 anos, geralmente. Porém, quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

 

Muitas vezes o termo menopausa é utilizado de forma errada para designar o climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo da mulher.

 

A principal característica da menopausa é a parada da menstruação. Quando se fala a respeito dos sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como problemas de saúde. Mesmo apresentando algumas dificuldades, o climatério é um período importante e inevitável na vida da mulher, e deve ser encarado como um processo natural, e não como doença.

 

Para muitas mulheres, a chegada da menopausa provoca irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes. Outros sinais e sintomas característicos são: ondas de calor, alterações do sono, da libido e humor, assim como atrofia dos órgão genitais.

 

Causas da menopausa:

 

Todos os óvulos que a mulher produzirá ao longo de sua vida, tem origem em células germinativas dos ovários, já presentes no momento do nascimento. Essa reserva é utilizada logo na primeira menstruação e segue sendo usada até a última. Nenhuma mulher consegue formar novas células germinativas para repor as que se foram. Quando as últimas células germinativas morrem, os ovários entram em falência e as concentrações dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, caem irreversivelmente. Entre outras causa, também pode ser citado a retirada dos ovários e outras cirurgias ginecológicas.

 

Sintomas:

 

Para algumas mulheres, a fase da menopausa e do climatério não apresentam sintomas, porém a maioria delas começa a sentir os sintomas logo no início do climatério e com a diminuição progressiva dos hormônios femininos, os sintomas aumentam. Os mais comuns são: 

 

– Ondas de calor ou fogachos: episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, suores, palpitações no coração, vertigens, cansaço muscular. Quando mais intensos, podem atrapalhar as tarefas do dia a dia;

 

– Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo;

 

– Manifestações como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e pressa para urinar, perda de urina, infecções urinárias e ginecológicas, ressecamento vaginal, dor à penetração e diminuição da libido;

 

– Sintomas psíquicos: a redução dos níveis de hormônios femininos interfere com a liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento harmonioso do sistema nervoso central, fazendo com que aumentem as queixas de irritabilidade, instabilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia;

 

– Alterações na pele, que perde o vigor, nos cabelos e nas unhas, que ficam mais finos e quebradiços;

 

– Alterações na distribuição da gordura o corpo, fazendo com que se concentre mais na região abdominal;

 

– Perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia;

 

– Risco aumentado de doenças cardiovasculares: a doença coronariana é a principal causa de morte depois da menopausa.

 

Fonte: Bvms do Ministério da Saúde

 


compartilhe
voltar para notícias
2024 © Mastalir Serviços Médicos.
Desenvolvido por UnionCom.