Serviços em saúde
Urologia, Ginecologia e Nutrição.
(51)99745.2282 (51) 3599.5403

Notícias

5 dicas para manter o corpo hidratado no verão

O verão representa um desafio com seus dias quentes, pois é um período no qual as pessoas têm mais dificuldade de manter o equilíbrio de líquidos no corpo. 

 

A água é um elemento fundamental para a vida, pois é responsável por várias funções do nosso corpo. Facilitando o funcionamento intestinal, ela regula a temperatura corporal, ajuda no transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais.

 

Grande parte do nosso corpo é composto por água. Aproximadamente 75% da massa magra e 40% da gordura são compostas por água. Não espere sentir sede para ingerir líquidos, pois a sede significa que o corpo já está começando a desidratar, podendo causar náuseas e tonturas.

 

Fique atento aos sinais que seu corpo mostra. Urina amarela escura é um sintoma de desidratação. Cansaço, sonolência, pele e boca secas, dor de cabeça, além, é claro, da sede crônica, são sinais de que você precisa manter seu corpo bem hidratado. 

 

No verão, esses sintomas podem aparecer com mais frequência, então fique atento e beba água. 

 

Durante esses dias mais quentes, nós recomendamos:

 

 - Procure ingerir por volta de 2 litros por dia: tenha sempre uma garrafinha por perto, para facilitar;

- Consuma alimentos ricos em água, como frutas e verduras, além de água, contém sais minerais e nutrientes importantes. A melancia, por exemplo, é composta por 90% de água;

- Diminua o sal nos alimentos, pois ele retem líquidos e pode desidratar, além de causar inchaço;

- Evite o consumo de líquidos artificiais, como refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas, pois causam efeito contrário a hidratação. Afinal, são bebidas que necessitam de mais água, principalmente no fígado, para serem processadas no organismo;

- Tenha uma alimentação leve e saudável: evite frituras, excesso de carboidratos e carne vermelha. Pois, estes alimentos utilizam a reserva de líquido do organismo. Opte pelo consumo moderado de carboidratos, consuma carnes magras, frutas, verduras e legumes que são poderosos aliados na hidratação.

 

Algumas opções para uma boa hidratação também são: sucos, chás, café, leite e sopas. A água de coco também é uma opção refrescante e hidratante. 

 

Experimente fazer suco da sua fruta preferida com água de coco, ou faça gelo com ela para colocar no chá gelado.

 

Você também pode criar intervalos para beber água, é mais fácil de ser assimilado. Nesse caso, que tal dividir por copos ou garrafinhas e estipular as metas por períodos do dia. Assim fica bem mais fácil.

Para beber dois litros por dia, você pode dividir isso em 8 copos de 250ml. Assim, você pode beber 3 copos pela manhã, 3 copos à tarde e 2 copos à noite, ou como preferir.

Cuide-se e mantenha sua saúde em dia!

 

Fonte: Hospital Vivalle, Faculdade São Luís de França e Clínica Laparos

 


compartilhe
voltar para notícias
2024 © Mastalir Serviços Médicos.
Desenvolvido por UnionCom.